A Cidade Colorida
A chegada do verão é aguardada com expectativa, pois é em julho que a cidade se transforma numa enorme mancha colorida com um aumento significativo de turistas – uma média de mais de 8.000 participantes por dia.
Através do mote de colorir a vida, pretende-se levar cor aos vários espaços da cidade e fazer sorrir quem por ali passa! Águeda mergulha anualmente num mar de guarda-chuvas coloridos e originais, que pairam no céu como obras de arte suspensas, transformando as ruas em galerias a céu aberto. Cada guarda-chuva é uma pincelada de criatividade que transforma a cidade num cenário mágico.
O “Umbrella Sky Project” nasce em Águeda em 2012 e é composto por várias instalações artísticas espalhadas pela cidade. Uma ideia simples que traz cor e proteção aos espaços públicos, ao mesmo tempo que transporta os visitantes para um mundo único de originalidade! Em 2019, a revista Architectural Digest e a CNN destacaram uma das ruas decoradas de Águeda como uma das 25 ruas mais bonitas do mundo.
E as referências do género têm se sucedido, com várias publicação de renome nacional e internacional a destacar esta rua de Águeda como uma das mais bonitas em todo o mundo.
Esta iniciativa trouxe um impacto que foi muito além das expectativas, com resultados visíveis, não só no mundo cibernético, mas também no aumento de visitantes na cidade que, por sua vez, trouxe resultados e desenvolvimento do comércio local.
Em 2019, a marca “AgitÁgueda” e, consequentemente, o nome da cidade de Águeda, chegou a cerca de 44 países. As imagens de Águeda correm o mundo, tendo sido identificadas em jornais, emissões televisivas, sites, blogues e, claro, nas redes sociais.
Este evento destaca Águeda no mapa como um epicentro cultural através da ampla variedade de animações e espetáculos gratuitos, atraindo habitantes locais e turistas que não resistem à cor, à música e à alegria que tão bem se adequa à cidade.
O envolvimento da comunidade local e dos seus visitantes é o objetivo final de todas estas propostas, o apelo à participação está sempre presente, tornando-o um sistema vivo e participativo. Com este fim, existem voluntários a colaborar no apoio às várias atividades, que, através da inscrição na Bolsa de Assistentes Culturais e na Bolsa de Promotores, desempenham um papel essencial na dinamização de atividades, ao mesmo tempo que lhes é proporcionada a oportunidade de se envolverem nas iniciativas do Município e desenvolverem competências pessoais e profissionais.
23 dias de programação
60 Espetáculos por edição
5000+ chapéus de chuva
(posteriormente reutilizados)